7 tipos de papel que sua gráfica precisa investir

Não é segredo para ninguém que os tipos de papel utilizados em um projeto gráfico podem fazer toda a diferença na hora da impressão. Mas, com tantas opções no mercado, pode ser um pouco difícil determinar o modelo ideal para cada documento.

Por isso, conhecer suas funcionalidades e características, como cores, tamanhos e densidade da folha, pode ser fundamental para quem deseja aumentar a vantagem competitiva e, claro, entregar maior qualidade a seus clientes.

Conheça os principais tipos de papel escolhidos pelos clientes

Todo negócio precisa, em algum momento, de materiais impressos, sejam flyers, cartões de visitas, papéis timbrados, folders, entre outros. Assim, para atender à demanda dos clientes, é fundamental conhecer os principais tipos de papel disponíveis no mercado, evitando refações e facilitando a decisão na hora da escolha do papel mais adequado para cada documento.

Papel off-set

Fabricado para ser resistente à umidade, o papel off-set é comumente encontrado em folders, livros e revistas. O modelo é semelhante à tradicional folha sulfite, mas um pouco menos resistente e fosco em ambos os lados.

Papel couché

Dentre os tipos de papel mais comuns – e desejados – o papel couché é uma das grandes estrelas. Mais grosso que os demais, ele pode ter entre 90g e 350g e é muito mais resistente e duradouro.

A versão fosca é totalmente revestida, sendo amplamente utilizada em materiais que precisam ser mais neutros, como tags, folders e catálogos comerciais. Do outro lado, temos a versão do papel couché brilho, que é um modelo especial com os dois lados brilhantes, permitindo um acabamento ainda melhor e mais vívido às imagens. Ou seja, é amplamente indicado para materiais promocionais ou de divulgação.

Papel reciclado

O avanço da tecnologia trouxe a pauta da sustentabilidade para diversos setores, incluindo o mercado gráfico. Com as empresas se esforçando para tornar seus processos mais sustentáveis, o investimento em materiais reciclados é uma tendência que ganha cada vez mais força e, por isso, esse tipo de papel se tornou um item tão fundamental em gráficas de todo o país.

Com um tom pardo, feito a partir do reaproveitamento de folhas de papel já utilizadas, ele tem uma resistência semelhante à de outros tipos de papel, como o off-set.

LEIA MAIS: 5 acabamentos gráficos para você conhecer

Papel jornal

Um dos modelos mais simples e baratos, o papel jornal é leve e fino, funcionando bem em grandes impressoras e materiais que precisam focar mais na mensagem do que no design.

Papel kraft

Um dos tipos de papel mais comum, o kraft tem um tom amarronzado, que ocorre pela ausência do processo de branqueamento durante a sua fabricação. Muito resistente, ele é ideal para embalagens, caixas e sacolas, uma vez que aceita impressão e outros processos de acabamento.

Papel fotográfico

Utilizado para impressões de fotografias, este modelo tem um acabamento de primeira, que garante a melhor exibição da imagem em uma superfície lisa e brilhante. Com brilho (glossy) ou mais opaco (matte), está disponível em grande parte das gráficas e, por isso, merece sua atenção.

LEIA TAMBÉM: Qual máquina indicada para impressão fotográfica de grandes formatos?

Papel revista

Outro destaque fica para o papel revista que, como o nome sugere, é amplamente utilizado pelos veículos de mídia impressa por ter um acabamento mais sofisticado. Com um custo um pouco maior, ele se assemelha ao papel couché, mas com menor gramatura.

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de papel e suas características, certamente ficará mais fácil organizar os processos e atender às demandas do mercado, sem prejuízo e com muito mais qualidade.

CONTINUE LENDO: Como escolher o tipo de impressora ideal para o seu negócio?

Conheça a T&C Printing Solutions

Fundada em 1993, por Gian Mario Moccagatta, a T&C Printing Solutions acompanhou a profissionalização da indústria gráfica e se tornou peça fundamental na transição da tecnologia analógica para a digital.

Gian Mario Moccagatta também foi um dos fundadores da Escola Gráfica do Senai. Por isso, fez da T&C uma grande consultoria atenta às necessidades dos seus clientes, pronta para identificar tendências e oferecer as melhores soluções desenvolvidas por marcas reconhecidas internacionalmente.

Hoje comandada por Renato Giovanni Moccagatta, já na segunda geração, a T&C atua nos mercados de pré-impressão, impressão digital, prova digital, sinalização, sublimação, rótulos e etiquetas e pós-impressão e enobrecimento digital de impressos.

A T&C Printing Solutions é ganhadora dos prêmios Graphprint, Fernando Pini e Werner Klatt.

Faça uma consultoria com os profissionais da T&C. Entre em contato pelos telefones (11) 2177-9400, 3199-4050 ou pelo e-mail vendas@tecshopping.com.br.

Leia Mais:

plugins premium WordPress